Troque por este:
Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
Paulo Silva
Membro nível 5
http://objectivo42k.blogspot.pt/

Exame médico-desportivo

em 24/2/2018, 16:35
O exame médico-desportivo no DMD consiste numa avaliação médica que deve ser realizada cumprindo os pontos constantes no modelo de ficha publicada em Diário da República (D.R. n.º 238 de 13.12.2006 – 2.ª Série).

É a meu ver essencial para termos uma noção do nosso estado de saúde, e deveria ser obrigatório para poder participar em provas.
Em Lisboa pode ser efectuado no Centro de Medicina Desportiva, e tem um custo de 15€ para menores de 35 anos, e cerca de 90€ para quem tem 35 ou mais. Esta diferença deve-se aos exames que são feitos, uma vez que acima dos 34 já é realizada prova de esforço, entre outros.

Desde que levo a corrida mais a sério, com mais carga de treinos e provas cada vez mais exigentes que tenho feito sempre.

E vocês, têm conhecimento destes exames? Já costumam fazer??
É preciso, e acima de tudo, termos consciência dos nossos possíveis problemas e capacidades. Com a saúde não se brinca...
Fanfas
Membro nível 2

Re: Exame médico-desportivo

em 24/2/2018, 16:46
Nunca fiz esse género de exames mas tenho a consciência que devo fazer
Oriana Marques
Membro nível 2

em 26/2/2018, 09:05
Estou como o @fanfas, acho que na próxima ida a Lisboa vou apostar e pelo preço vale bem a pena, pensei que fosse mais caro
Heitor Narciso
Membro nível 2

em 26/2/2018, 10:30
Quando começei a aumentar as distancias, a carga e as provas começei a realizar...acho fundamental e não apenas um proforme...para a inscrição na federação como individual ou em equipa é obrigatorio...
Paulo Silva
Membro nível 5

em 26/2/2018, 10:37
@Heitor Narciso escreveu:Quando começei a aumentar as distancias, a carga e as provas começei a realizar...acho fundamental e não apenas um proforme...para a inscrição na federação como individual ou em equipa é obrigatorio...
Federação de atletismo?
Mas na ATRP não e a meu ver devia ser obrigatório. E mesmo que não fosse pela ATRP, as próprias organizações deviam pedir, sendo também uma forma de se salvaguardarem em caso de problemas. Bastava no formulário de inscrição um campo para fazer upload do exame em pdf...
Heitor Narciso
Membro nível 2

em 26/2/2018, 10:53
@Paulo Silva escreveu:
@Heitor Narciso escreveu:Quando começei a aumentar as distancias, a carga e as provas começei a realizar...acho fundamental e não apenas um proforme...para a inscrição na federação como individual ou em equipa é obrigatorio...
Federação de atletismo?
Mas na ATRP não e a meu ver devia ser obrigatório. E mesmo que não fosse pela ATRP, as próprias organizações deviam pedir, sendo também uma forma de se salvaguardarem em caso de problemas. Bastava no formulário de inscrição um campo para fazer upload do exame em pdf...
sim na federação de atletismo...tens de retirar o formulario do IPDJ e este tem de ser preenchido pelo medico...a seguir o registo é efetuado por uma plataforma da fpa que é o lince...o registo podera ser individual ou então de equipa...depois com o resto de toda a informação tens de enviar o formulário...concordo com a tua opinião que deveria ser obrigatorio, e já existem provas especificas a pedi-lo...
Outer
Membro nível 4

em 6/12/2018, 09:45
Que clínicas recomendam na zona do porto para exame médico desportivo
Alcindo Silva
Editor Xtrail

em 6/12/2018, 10:42
@Outer escreveu:Que clínicas recomendam na zona do porto para exame médico desportivo
É uma questão de pesquisares. mas pelo que sei podes realizar o exame no Hospital de Santa Maria, Clínica do dragão, Clínica Mário Beça e Clínica Médica da Foz. Em Gaia penso que podes realizar no Hospital da Luz.
André Dias
Membro nível 1

em 7/12/2018, 09:51
@Outer escreveu:Que clínicas recomendam na zona do porto para exame médico desportivo

O Departamento de Medicina Desportiva do  Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem uma delegação no Porto. 
A periodicidade do exame médico-desportivo é anual, marcações para Porto: 226 004 640
Mais informações em:
http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=30&idMenu=8
Neukomer
Membro nível 2

em 11/12/2018, 10:43
Quando pode custar um exame desses ?
Paulo Silva
Membro nível 5

em 11/12/2018, 11:32
@Neukomer escreveu:Quando pode custar um exame desses ?

se tiveres menos de 35 anos fazes uns exames básicos - tensão, ecg e mais umas coisas - e fica por 15€
se tiveres mais de 35 anos, o exame já é muito mais completo, com prova de esforço e tudo, e fica em carca de 90€ acho
isto, no IPDJ (insofmração que estava no 1º post ;) )
henrique
Membro nível 2

em 12/12/2018, 22:22
Eu sou também federado em Ténis de Mesa. E todos os anos lá vou ao médico para ter o atestado no modelo do IPDJ, e fazer os exames que ele achar necessários. Leram bem: para fazer a filiação na modalidade de Ténis de mesa.
E no trail... fica ao critério de cada um, nada é exigido. Felizmente ainda não aconteceu (pelo menos que eu saiba) nada de grave.
Comparando as 2 modalidades, e apesar do Ténis de mesa exigir tb muito esforço físico, não é comparável ao esforço e correr 20, 30 40km ou mais no meio do monte.
Hugo Duarte
Moderador
https://www.facebook.com/staminafreetrail/

em 15/12/2018, 22:58
A partir dos 40 anos começa a ser importante e recomendado um exame regular pelo menos uma vez por ano.
@Henrique - Como tu fui federado durante vários anos em Ténis de Mesa, sendo obrigatório exames na pré época (Electrocardiogramas, tensão arterial, peso com medição de massa muscular, etc)

----------------------------------------------------
Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum: